Federação Brasileira de Karatê
Veja nosso registro no Ministério do Esporte

Karate Brasileiro é unificado após 35 anos

Notícia publicada em 27/08/2014

A tarde desta quarta-feira(27) marcou o começo de uma nova era no karate brasileiro e mundial. Isso, porque, seguindo a tendência de unidade do esporte que foi iniciada com a união da Federação Internacional de Karate Tradicional (ITKF), da União das Federações Mundiais de Karate (WUKF) e da Organização Internacional de Karate Kyokushinkaikan Sosai (IKOK) e a criação da União Mundial de Karate (UWK), foi fundada em São Paulo, a União de Karate do Brasil, UKB, uma entidade que administrará nacionalmente este esporte em três disciplinas: tradicional, geral e de contato.

A partir de agora, os principais dirigentes do karate brasileiro trabalharão em unidade para o crescimento e desenvolvimento do esporte, e juntos, organizarão de maneira colegiada a realização do primeiro Campeonato Mundial de Karate Unificado, que acontecerá em São Paulo, em 2015.

A primeira diretoria da UKB é composta pelos professores Osvaldo Messias de Oliveira, que preside a Confederação Brasileira de Karate Interestilos (CBKI) e foi eleito em assembléia o primeiro presidente da UKB; o professor Gilberto Gaertner, presidente da Confederação Brasileira de Karate Tradicional (CBKT), foi eleito primeiro vice-presidente da UKB; o professor Márcio Fuscaldo, presidente da Federação Brasileira de Karate(FBK), foi eleito 2° vice-presidente da UKB e o professor Otávio Lunardi, presidente da IKOK Sosai, que foi eleito secretário geral da UKB.

De acordo com o recém eleito presidente da UKB, Osvaldo Messias de Oliveira, a fundação da UWK demonstrou que é possível deixar de lado diferenças que separaram o esporte nos últimos 35 anos e caminhar em busca de um maior reconhecimento do esporte em todas as esfera, valorizando professores, atletas e amantes do karate, seja ele o karate tradicional, o geral ou o de contato.

"Hoje é um dia festivo para o karate brasileiro. A fundação da UKB demonstra que é possível instituições tão diferentes trabalharem juntas em prol de um bem comum, que é o crescimento do karate. Todos os atletas, professores e dirigentes de bom coração e que queiram participar da UKB são bem vindos e terão seu espaço nesta nova entidade, que valorizará nosso esporte e já o está tornando mais forte perante o mundo", disse Oliveira.

O Presidente da CBKT e 1° vice-presidente da UKB, Gilberto Gaertner, lembra que um dos diferenciais desta entidade que foi criada para administrar o karate em sua três disciplinas é que todas as decisões da UKB serão tomadas de maneira colegiada e transparente para garantir que os interesses dos atletas estejam sempre em primeiro lugar.

"A UKB nasce com o DNA da democracia esportiva. Todas as decisões sobre a entidade serão tomadas de maneira colegiada e transparente, assim como ocorre nas entidades que participaram da fundação da UKB, porque desejamos valorizar o nosso esporte e permitir o seu crescimento", esclareceu Gaertner.

Segundo o presidente da FBK e 2° vice-presidente da UKB, Márcio Fuscaldo, o karate brasileiro e mundial só tem a ganhar com a criação destas duas grandes entidades que fortalecerão o esporte e trabalharão seu desenvolvimento em todas as suas vertentes pelos quatro cantos do país.

"O karate brasileiro depois de 35 anos volta a ter unidade e com esta unidade teremos professores, atletas e dirigentes unidos pelo crescimento e amadurecimento deste esporte que movimenta milhares de pessoas País afora e transforma a vida de tantos brasileiros levando-os a praticar um esporte marcial que tem na disciplina e no respeito suas bases", comemorou Fuscaldo.

A União de Karate do Brasil terá sede em São Paulo, na Avenida General Asdrubal da Cunha n.º 768 - Sala 03, no Jardim Arpoador, São Paulo.

Vale lembrar que a UWK está finalizando os processos necessários junto ao Sports Accord, para o reconhecimento da nova entidade no Comitê Olímpico Internacional (COI).

FBK - Assessoria de Imprensa


Bolsa Atleta
Conheça todos os benefícios e como participar do programa Bolsa Atleta
Seja um filiado
Seja um filiado da Federação Brasileira de karate - FBK
Estados filiados
Confira os estados filiados a Federação Brasileira de karate
Kimonos Budô - Judô e Karatê
Kimonos Budô
Judô e Karatê

Subir ao topo